logo-alessandro-liberato-branco

Blog

Zootecnista Saiba Aqui as 07 Preciosas Dicas Sobre a Sua Aposentadoria Especial

Zootecnista, você sabia que você tem direito a se aposentar mais cedo? Que a sua aposentadoria pode ser mais vantajosa?

Neste post, vamos explicar para você 07 dicas, informações essenciais para que você se aposente com a melhor aposentadoria de todas: só aposentadoria especial.

Aqui neste post, iremos falar de:

  1. Aposentadoria Especial O Que é?
  2. Vantagens da Aposentadoria Especial para Zootecnistas
  3. Zootecnista Tem Direito a Aposentadoria Especial
  4. Período Especial é Necessário Ser Comprovado
  5. Documentos Que Ajudam Você No Seu Pedido
  6. Valor Aposentadoria Especial dos Zootecnistas
  7. Zootecnista Concursado Também Pode Pedir Aposentadoria Especial?
  8. Como Eu Faço o Pedido da Aposentadoria Especial?

Saiba tudo sobre aposentadoria antecipada destes profissionais aqui!

  1. Aposentadoria Especial o que é?

Aposentadoria especial é destinada a trabalhadores que em suas atividades no ambiente estejam expostos a agentes nocivos à saúde. Os agentes nocivos à saúde do trabalhador podem ser considerados como químicos, físicos e biológicos.

Zootecnista em sua atividade está exposto a condições insalubres com exposição a:

  • Vírus, fungo, bactérias;
  • Produtos químicos como combustíveis;
  • Eletricidade, radioatividade;
  • Calor intenso ou frio intenso, entre outros agentes nocivos que podem ser altamente danosos à sua saúde.
  1. Vantagens da Aposentadoria Especial para Zootecnistas

Aposentadoria especial é considerada uma das melhores aposentadorias pagas aos segurados. 

Todavia ela tem três grandes vantagens que são:

O segurado consegue se aposentar antes do que os demais de outras aposentadorias, no caso dos ou zootecnista ele precisa preencher 25 anos de tempo de contribuição na atividade.

A segunda vantagem dessa aposentadoria é que ela não tem o fator previdenciário utilizado, ou seja, não tem redução em seu valor de aposentadoria.

A terceira vantagem é que essa aposentadoria não precisa ter uma idade mínima, isso para os segurados que possuem o direito adquirido.

Observação: em 2019 tivemos a Reforma da Previdência que alterou os requisitos desta modalidade de aposentadoria e quem preencheu os seus requisitos após 12/11/2019 precisará ter contar com a idade mínima para obter o benefício.

Entretanto, quem possui direito adquirido, ou seja, pessoas que já preenchem determinados requisitos, antes da mudança de lei menos benéfica e que passam ter direito a aplicação a regras antigas por já terem preenchido tais requisitos antes da alteração.

Isso quer dizer que, se usou o zootecnista, antes da data da reforma preencheu 25 anos na atividade ele não precisa preencher outros requisitos como a idade mínima, por exemplo.

Zootecnista Aposentadoria Antecipada
Zootecnista Aposentadoria Antecipada
  1. Zootecnista Tem Direito a Aposentadoria Especial

Isso mesmo esses profissionais estão ligados à exposição a agentes nocivos à saúde e por isso tem direito à aposentadoria especial é evidente que estes podem escolher por outras aposentadorias, porém, a aposentadoria especial é a mais indicada e vantajosa ao seu caso.

O zootecnista realiza trabalhos habituais em laboratórios com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos e atividades permanentes que exigem contato com produtos e animais infectados.

Cabe destacar que o tempo de trabalho habitual é aquele considerado como continuado e não o exercido de forma eventual ou intermitente, não implicando, obrigatoriamente que o trabalho, na sua jornada, seja ininterrupto sob condições de risco.

Toda essa exposição sofrida pelos zootecnistas é, em geral, o direito a obter uma aposentadoria antecipada, conforme já mencionamos.

Zootecnia Período Especial
Zootecnia Período Especial
  1. Período Especial é Necessário Ser Comprovado

É necessário comprovar o tempo especial para fins de aposentadoria, até a data de 1995 as atividades por estes profissionais eram enquadradas como atividade especial.

Até 28/04/1995 a atividade do zootecnista, quando exercida por si só era suficiente para obter o direito à aposentadoria especial, porém, após esta data é preciso comprovar a exposição a agentes nocivos à saúde.

E para isso os o zootecnista precisará comprovar o direito à aposentadoria especial ou converter o período trabalhado em atividade especial em comum, entretanto, ele apenas pode fazer isso em algumas situações em especial.

Visto que, ele precisa ter preenchido o direito para conversão até a data da reforma, pois, esta acabou com esta possibilidade.

Voltemos à questão da comprovação da aposentadoria especial, esta precisará seguir com seu pedido com documentos que descrevam os agentes nocivos às quais o zootecnista estava exposto.

Para tanto, o trabalhador poderá apresentar um documento chamado PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário e LTCAT: Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho.

O segurado tem direito à emissão destes documentos, sendo de responsabilidade do empregador, este último tem até 30 dias para entrega desses documentos.

Tais documentos comprovam a exposição aos agentes nocivos à saúde, pois, neles a descrição da atividade do ambiente em mínimos detalhes, como, por exemplo, os produtos químicos e nomes de vírus ou bactérias em específico que este profissional está exposto.

Pedido de Aposentadoria Especial
Pedido de Aposentadoria Especial
  1. Documentos Que Ajudam Você No Seu Pedido

Existem outros documentos para seguir junto com o pedido da aposentadoria especial que aumentem as suas chances?

Aposentadoria especial pode também ser baseada em outras provas, como por exemplo: anotações em carteira de trabalho que versam sobre o desempenho da atividade e a exposição dos agentes nocivos, por exemplo.

O próprio recibo do adicional de insalubridade prova que a empresa conhecia os riscos do ambiente de trabalho e que o profissional estava exposto a eles.

Laudos emitidos em ações trabalhistas que descrevam a atividade do ambiente como insalubre ou periculoso, também ajudam a comprovar o período especial do segurado.

Por fim, a perícia judicial no ambiente de trabalho, esta pode ser uma excelente saída para o trabalhador.

  1. Valor Aposentadoria Especial dos Zootecnistas

Para estes profissionais a aposentadoria especial, em regra, será de 25 anos de atividade especial e o seu valor será calculado de acordo com a data em que este preencheu os requisitos.

Ou seja, se o trabalhador já preencher os requisitos antes da reforma ele poderá ter o seu benefício calculado sobre as regras antigas.

Antes da reforma, o cálculo considerava como média os 80% dos maiores salários que o trabalhador recebeu durante o período de atividade, excluindo 20% dos menores salários, o que resulta em um benefício maior.

Depois da reforma, o trabalhador que preencher os requisitos terá um cálculo diferente, sendo este considerado a média do 100% de todos os seus salários até mesmo os menores, em outras palavras o cálculo resultará no valor menor(infelizmente!).

Zootecnista Aposentadoria Especial
Zootecnista Aposentadoria Especial
  1. Zootecnista Concursado Também Pode Pedir Aposentadoria Especial?

O zootecnista submetido ao regime próprio de previdência, segundo a Súmula Vinculante 33/STF tem o seu direito garantido a aposentadoria especial nas mesmas condições dos trabalhadores vinculados ao INSS.

Desde que, estes comprovem a atividade especial pela documentação hora já mencionada aqui, por exemplo: PPP.

Os servidores concursados filiados a regime próprio têm direito a integralidade na aposentadoria, sendo concedido o valor completo do último salário em atividade, alguns poderão até ter direito a conversão do tempo especial em comum.

Pedido de Aposentadoria do Zootecnista
Pedido de Aposentadoria do Zootecnista
  1. Como Eu Faço o Pedido da Aposentadoria Especial?

A primeira coisa a se fazer é decidir se você irá fazer o seu pedido via online, telefone ou presencial.

No caso do presencial, indicamos que você a gente via telefone ou pelo site do Meu INSS a data do comparecimento à agência deste. Lembre-se de levar os seus documentos com você!

E se você optar por fazer o pedido online no site do Meu INSS é super simples, basta você requerer o seu cadastramento, todo o procedimento e suas fases é bem intuitivo e claro não se esqueça de anexar os seus documentos!

É evidente que se você tiver dúvidas quanto ao seu caso, documentos requisitos o mais indicado é que você busque ajuda de um advogado especialista na Previdência.

O advogado Previdenciário saberá te orientar para que você faça um bom planejamento da aposentadoria ou até mesmo para que você tenha mais chances quando já estiver fazendo o seu pedido perante o INSS.

Você ainda tem dúvidas sobre a aposentadoria especial do zootecnista?

Comenta aqui com a gente!

Não deixe de acompanhar os nossos artigos, fique por dentro dos direitos atualizados do universo previdenciário!

Até mais!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)