logo-alessandro-liberato-branco

Blog

Sou Aposentado Posso Receber BPC LOAS Também ou Outro Benefício do INSS?

Muitas pessoas acabam vez ou outra se encontrando em dificuldades financeiras e com isso precisam de benefícios do governo.

Por vezes essas pessoas nem sabem, mas também têm direito a outros benefícios do INSS.

É comum que muitos aposentados acabem não sabendo ao certo de suas possibilidades e com isso, trouxemos hoje o caso real da Sra. Carmen que, ao nos procurar ficou sabendo de seus direitos e teve assim acesso ao seu direito no INSS.

Quer saber mais?

Nos acompanhe e entenda se você também não tem o mesmo direito de Carmen!

Sou Aposentada Posso Receber BPC LOAS Também ou Outro Benefício do INSS?

A Sra. Carmen entrou em nosso escritório com uma expressão carregada de preocupação, buscando orientação sobre os seus direitos no INSS.

Apesar de receber a sua aposentadoria, ela estava enfrentando dificuldades financeiras desde o falecimento de seu marido César. 

Com os olhos cheios de esperança, ela perguntou se poderia ter direito a outros benefícios do INSS, como a pensão por morte ou o BPC LOAS.

Compreendendo a angústia da Sra. Carmen, explicamos pacientemente os requisitos e as possibilidades. Começamos esclarecendo sobre a pensão por morte. 

Este benefício é concedido aos dependentes do segurado falecido, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos pela lei. 

Explicamos que ela poderia ter direito, como cônjuge, desde que comprovadas algumas condições, como a dependência econômica e o tempo de casamento.

Em seguida, discutimos o BPC LOAS, que é o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social

Explicamos que é destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que não possuam meios para prover a sua subsistência ou tê-la provida por sua família. 

No entanto, lamentavelmente, informamos que ela não preenchia os requisitos de renda para receber esse benefício, uma vez que sua renda familiar ultrapassava o limite estabelecido de 1/4 de um salário-mínimo por membro da família.

Por fim, esclarecemos à Sra. Carmen poderia, sim, receber simultaneamente a sua aposentadoria e a pensão por morte, caso preenchesse os requisitos. 

Porém, ressaltamos a importância de contar com o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário, como o nosso escritório, Alessandro Liberato Advogados Associados.

Enfatizamos que, em casos como o dela, onde há diferentes possibilidades e nuances legais, é crucial ter o suporte de profissionais experientes, que possam orientá-la da melhor maneira possível, garantindo os seus direitos e proporcionando segurança em momentos tão delicados. 

A Sra. Carmen saiu do nosso escritório com mais clareza sobre suas opções e confiante de que estamos ao seu lado para ajudá-la a enfrentar os desafios que surgem após a perda do seu ente querido.

Se você se encontra em uma situação semelhante à da Sra. Carmen está buscando orientação sobre os seus direitos previdenciários, não hesite em entrar em contato conosco. 

A nossa equipe de advogados especializados em direito previdenciário está aqui para ajudar você a entender suas opções e tomar as melhores decisões para o seu futuro financeiro e bem-estar.

Não enfrente estes desafios sozinho (a)!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)