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Quanto Tempo de Trabalho Necessário para Garantir o Seguro-Desemprego!

O seguro-desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, desde que estejam formalmente empregados sob regime de carteira assinada.

Entretanto, é importante destacar que nem todos os trabalhadores têm automaticamente direito ao seguro-desemprego após uma demissão. 

Isso se deve ao fato de que há um período mínimo de trabalho necessário para ser elegível ao benefício.

Você irá ler mais sobre:

  1. O Que é o Seguro-Desemprego?
  2. Quem Tem Direito ao Seguro-Desemprego?
  3. Critérios Para Solicitar o Seguro-Desemprego
  4. Valor das Parcelas do Seguro-Desemprego
  5. Quando Posso Solicitar o Seguro-Desemprego?
  6. Onde Posso Solicitar o Seguro-Desemprego?
  7. Documentos Obrigatórios Para Requerer o Seguro-Desemprego
  8. Como Consultar as Datas de Pagamento das Parcelas?

A seguir, apresentaremos informações essenciais sobre o tempo de trabalho exigido e os procedimentos para solicitar o seguro-desemprego.

  1. O Que é o Seguro-Desemprego?

O Seguro-desemprego é um benefício oferecido pelo governo para ajudar os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa enquanto procuram por um novo emprego. 

É importante ressaltar que esse benefício é um direito garantido ao trabalhador.

  1. Quem Tem Direito ao Seguro-Desemprego?

Quem tem direito ao Seguro-Desemprego?

  • Trabalhadores sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que foram demitidos sem justa causa;
  • Trabalhadores sob o regime CLT, com o trabalho suspenso devido à participação em qualificação ou curso profissional;
  • Trabalhadores domésticos que foram dispensados sem justa causa e tenham completado pelo menos 15 meses de trabalho;
  • Profissionais da pesca com inscrição no INSS de seguro especial, durante o período de defeso (época do ano em que a pesca é proibida ou controlada, dependendo da região);
  • Indivíduos libertados de situações análogas à escravidão.

Observação: Todos os solicitantes devem estar desempregados no momento da solicitação do benefício.

  1. Critérios Para Solicitar o Seguro-Desemprego

Para a primeira solicitação do seguro-desemprego, o trabalhador deve ter trabalhado sob o regime CLT por pelo menos 12 meses (não necessariamente no último emprego, mas é a soma do tempo trabalhado).

Para a segunda solicitação, é necessário que o último emprego sob o regime CLT tenha tido um período mínimo de 9 meses.

A partir da terceira solicitação e subsequentes, o trabalhador só precisa ter trabalhado por 6 meses no último emprego sob o regime CLT.

Observação: O trabalhador pode solicitar o seguro-desemprego quantas vezes forem necessárias, desde que atenda aos critérios acima e respeite um intervalo de 16 meses entre as solicitações.

  1. Valor das Parcelas do Seguro-Desemprego

O valor das parcelas do seguro-desemprego é calculado com base na média dos salários recebidos nos últimos três meses anteriores à demissão.

Por exemplo: Maria trabalhou por 5 anos e 10 meses em uma empresa de telemarketing e foi dispensada sem justa causa. 

Os seus últimos três salários foram de R$1.300,00, R$1.330,00 e R$1.450,00. 

Para calcular o valor das parcelas que Maria irá receber, ela precisa somar seus últimos três salários e dividir por 3. 

Assim, ela receberá parcelas no valor de R$1.360,00.

Observação: O valor máximo de cada parcela é de R$1.813,03. 

Portanto, os trabalhadores que tinham salários superiores a esse valor receberão o limite estabelecido.

  1. Quando Posso solicitar o Seguro-Desemprego?

Quando posso solicitar o Seguro-Desemprego após a dispensa?

Os prazos para solicitar o Seguro-Desemprego variam de acordo com a situação do trabalhador:

  • Para trabalhadores sob regime CLT: o pedido pode ser feito a partir do 7º dia até o 120º dia corrido após a dispensa;

Para aqueles dispensados devido a cursos ou qualificação: o pedido deve ser feito assim que a suspensão do contrato de trabalho ocorrer.

  • Trabalhadores domésticos: o pedido pode ser feito a partir do 7º dia até o 90º dia após a dispensa;
  • Para pescadores profissionais: o pedido deve ser feito durante o período de defeso.

Trabalhadores resgatados de situações de trabalho escravo: o pedido deve ser feito até 90 dias após a data do resgate.

  1. Onde Posso Solicitar o Seguro-Desemprego?

A solicitação do Seguro-Desemprego pode ser feita nos seguintes locais:

  • Nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE);
  • Nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE);
  • Em outros postos credenciados pelo Ministério da Economia (ME).

Além disso, a solicitação também pode ser realizada através do site http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível gratuitamente na Play Store, Apple Store e no site http://www.caixa.gov.br/.

  1. Documentos Obrigatórios Para Requerer o Seguro-Desemprego

Para fazer o requerimento do Seguro-Desemprego, é importante ter os seguintes documentos em mãos:

  • Comunicação de Dispensa fornecida pelo empregador;
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • Carteira de Trabalho;
  • Documento oficial com foto (como RG, CNH, passaporte, entre outros);
  • Documento de inscrição no PIS/PASEP;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Extrato do FGTS;

Os dois últimos contracheques.

  1. Como Consultar as Datas de Pagamento das Parcelas?

As datas de pagamento das parcelas do Seguro-Desemprego são definidas da seguinte forma: a primeira parcela é liberada 30 dias após a solicitação do benefício, e as parcelas subsequentes são liberadas com um intervalo de 30 dias entre cada uma.

Para consultar as datas de pagamento, existem várias opções disponíveis:

  • Por telefone: Você pode ligar para o número 0800 726 0207;
  • Através do aplicativo CAIXA Trabalhador: Este aplicativo gratuito está disponível na Play Store, Apple Store e no site http://www.caixa.gov.br/;
  • Pelo site oficial do Ministério do Trabalho: Acesse http://trabalho.gov.br/seguro-desemprego para verificar as datas de pagamento.

É importante manter-se informado sobre as datas de pagamento para garantir o recebimento oportuno das parcelas do Seguro-Desemprego.

É sempre recomendável contar com o auxílio de um advogado especializado em direito trabalhista para esclarecer dúvidas e garantir seus direitos durante o processo de solicitação e recebimento do Seguro-Desemprego.

Entre em contato com a nossa equipe de advogados especialistas!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)