Dia nacional da advocacia, 11 de agosto é comemorado o dia do advogado, você sabia?
O advogado é um profissional que presta serviços como a “assistência jurídica”, ele defende os interesses dos seus clientes perante a Justiça.
Muito mais que isso, o advogado é responsável pela garantia dos direitos e deveres de seus clientes, sendo ele peça fundamental para combater injustiças sociais.
Neste post, vamos explicar para você meu caro amigo, mais sobre o dia do advogado e as suas curiosidades! Você não pode perder!
Aqui, você irá ler:
- A Origem da Comemoração do Dia do Advogado
- Datas Comemorativas da Advocacia
- Mandamentos Para Uma Advocacia de Sucesso
- O Que é o Dia da Pendura ou Pindura?
- Dia da Pendura e a Pandemia
Você não pode perder este post!
Comemore o dia do advogado conosco!
- A Origem da Comemoração do Dia do Advogado
O dia 11 de agosto é o dia nacional do advogado e é um dia festivo para os acadêmicos dos mais de mil cursos de Direito do Brasil.
Em 1827, Dom Pedro I criou os Cursos Jurídicos no país e assim, esta data ficou conhecida como o Dia do Advogado.
É importante dizer que o exercício da advocacia é de competência privativa do advogado, sendo ele o profissional que orienta, consulta e direciona o cliente juridicamente.
Também no dia 11 de agosto é o “dia da pendura”, onde estudantes de direito e advogados brincam pelos restaurantes das cidades, pendurando as contas de consumo.
Saiba mais sobre a pendura/pindura mais adiante!
É claro que existem outras datas de comemoração ao dia dos advogados no dia 19 de maio, por exemplo, o dia do padroeiro dos advogados, Santo Ivo.
Santo Ivo se tornou o padroeiro destes profissionais, por que também foi estudante de direito, ele atuou no direito civil e canônico em defesa dos mais necessitados.
É evidente que a atuação de um advogado requer muito estudo e dedicação, pois esta profissão envolve constantes mudanças nas normas jurídicas vigentes no país, afinal, elas acompanham a sociedade em suas mudanças.
- Datas Comemorativas da Advocacia
Conforme já mencionado, existem outras datas comemorativas para os advogados, além de 11 de agosto.
Vejamos abaixo, as demais datas que envolvem a advocacia!
Dia 19 de maio é comemorado o dia do padroeiro dos advogados, Santo Ivo;
15 de Dezembro: Dia da Advogada é um dia exclusivo para as mulheres do direito, em homenagem a Myrthes Gomes de Campos, a primeira mulher no Brasil a exercer a advocacia.
Dia da Justiça é em 08 de dezembro;
Dia do Advogado Criminalista: 02 de dezembro;
Dia do Advogado Trabalhista: 20 de junho;
Dia Nacional da Defensoria Pública: 19 de Maio;
Criação da OAB em 18 de novembro;
Criação do Ministério da Justiça: 3 de julho.
Essas são as principais datas que envolvem a advocacia e demais elementos participantes.
- Mandamentos Para Uma Advocacia de Sucesso
Quando as pessoas pensam na figura do advogado é óbvio que muitas irão descrever a profissão como bem remunerada ou de sucesso.
Mas será que o sucesso e a alta remuneração fazem parte de todos os escritórios de advocacia?
É claro que não!
Pensando nisso, separei algumas dicas e aspectos que oportunizam que os advogados sejam prósperos e bem sucedidos.
É evidente que há inúmeros fatores influenciadores, no entanto, características comuns podem ser facilmente encontradas na maioria dos profissionais do ramo.
A primeira coisa a ser associada a um advogado de sucesso é que este precisa ter uma relação de confiança com os seus clientes.
Muitas vezes, a contratação de um advogado é restrita somente à consulta legal, mas pressupõe segurança para conduzir o cliente no processo de tomada de decisão.
Ter uma boa organização, boa reputação, capacidade de gerenciamento de equipe, são fatores essenciais para os profissionais bem sucedidos.
E se você está começando na advocacia ou é até mesmo um cliente, fique atento às características que iremos citar abaixo, pois, elas identificam não apenas um bom profissional mas dizem a razão deste ser próspero e bom em sua atuação.
- Advogado Precisa Ser Sinônimo de Confiança
A advocacia é uma profissão que exige como principal qualidade a confiança, por isso é preciso que o advogado tenha uma boa conduta diante de outros profissionais e do cliente.
Para isso ele precisa agir de forma ética, com sinceridade e honestidade, bem como, deve agir com discrição e equilíbrio.
Isso faz com que os clientes se sintam bem assessorados e além de construírem uma boa relação, recomendam os serviços.
- Relacionamento Com o Cliente
O profissional de sucesso entende quais são os seus pontos fortes e não descuida do contato com o cliente.
Ele gerencia diversos processos ao mesmo tempo e tem uma boa comunicação com o cliente.
Com isso o cliente se sente tratado como prioridade e sente confiança no profissional.
- Tecnologia Como Arma
Para ser um profissional de sucesso é preciso saber gerenciar o dia a dia com eficiência, garantindo a produtividade e com isso a satisfação dos seus clientes.
A tecnologia atualmente ajuda os advogados e escritórios a tornarem seu cotidiano mais prático e ágil, além de proporcionar uma proximidade com o cliente.
É muito importante contar, por exemplo, com uma ferramenta de software jurídico, mensagens automatizadas, entre outras ferramentas digitais.
É imprescindível manter atualizado!
- O Que é o Dia da Pendura ou Pindura?
O dia da pendura ou pindura é quando os estudantes de Direito resolvem comemorar em grande estilo, relembrando uma tradição de mais de 170 anos a qual a prática pode dar algumas dores de cabeça para os donos de bares e restaurantes brasileiros.
O Dia do Pendura, segundo a tradição, mais ou menos em 1822-1831, os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar a data em seus bares e restaurantes, tudo e por conta da casa.
De forma que os advogados e estudantes comiam e bebiam por cortesia e ao final faziam discursos para os presentes no estabelecimento, em retribuição ao convite e à “homenagem”.
Com o passar do tempo e o aumento dos cursos de Direito no Brasil, a prática da Pendura foi ficando insustentável para estes estabelecimentos.
Assim, os convites dos proprietários foram se esgotando e assim, os estudantes começaram a se “auto-convidar”.
Então, todo 11 de agosto então, estudantes de Direito de todo o país invadem bares e restaurantes, comem, bebem, fazem festa e saem livremente sem pagar.
O que pode gerar muitos prejuízos aos donos de bares e restaurantes e muitos (com a razão) chamam a polícia para reaver os seus prejuízos e obviamente isso pode gerar uma grande confusão!
Veja este vídeo, por exemplo:
No entanto, alguns donos de bares e restaurantes até chegam a oferecer descontos aos futuros advogados, a fim de evitar um prejuízo maior.
E existe ainda a “pendura social”, onde o valor da conta dos estudantes é doado a instituições beneficentes. É claro que, nesta situação, os estudantes pagam a conta.
Em razão do dia da pendura, muitos estabelecimentos ficam fechados no dia 11 de agosto, preferindo perder um dia de lucro a ter um dia de prejuízo.
Logicamente que tal prática após um século depois de sua criação, o Pendura sofreu atualizações e uma delas é o fim dos discursos de “homenagem”.
Em lugar disso, os estudantes adotaram hinos e músicas, como:
“Garçom, tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de agosto”.
- Dia da Pendura e a Pandemia
É claro que a prática do dia da pendura/pindura é muito discutida entre os advogados e estudantes, ficando cada um com uma opinião sobre o assunto.
Alguns acham um crime e outros acreditam ser uma brincadeira, porém, muitas faculdades orientam os alunos a se anteciparem e combinarem com o dono do estabelecimento algum desconto ou barganha.
Como vimos no vídeo, não são todos que entram em contato com o estabelecimento e buscam soluções alternativas e sem prejuízos para praticar o dia da pendura.
Entretanto, durante a pandemia do Covid-19 alguns estudantes e advogados de São Paulo, tiveram uma nova prática do dia da pendura.
Havia um estabelecimento que sempre cedia com descontos e por vezes fazia gratuito a comemoração do dia da pendura e com a pandemia ele estava correndo risco de fechar as suas portas.
Ao saberem disso, os estudantes e advogados que participaram dos outros anos de pendura, resolveram ajudar o estabelecimento, pagando então a conta do dia da pendura, porém, sem consumir nada no estabelecimento.
Foi um meio de agradecer os anos em que comemoraram o dia da pendura e dar um auxílio ao estabelecimento que recebeu essa doação sem ter custo nenhum.
Ficando então aí o exemplo da boa ação conhecido como dia do “despendura”.
E você o que acha do dia da pendura?
Comenta aqui conosco!
Amigos e colegas advogados, parabéns pelo nosso dia!
Feliz dia do advogado a todos!