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O Novo Começo e a Velha Advocacia

A nossa sociedade evoluiu muito nas últimas décadas e com o avanço da tecnologia, logicamente a advocacia também mudou.

Mudou e não apenas no que pese ao sistema eletrônico de processos, e-mails, mudou também quanto a sua interação com o seu público.

Entenda melhor neste post, como é possível advogar em um mundo moderno e ter um escritório de sucesso nos dias de hoje! 

  1. Início na Advocacia
  2. Interagindo Com o Cliente
  3. Marketing Jurídico e as Suas Vantagens
  4. Marketing de Destaque e de Acordo Com as Regras da OAB 

Ficou curioso?

Este post pode ser a solução para os seus problemas! Então confira!

Advocacia na Prática
Advocacia na Prática
  1. INÍCIO NA ADVOCACIA 

O curso de direito é um dos cursos mais complexos, pois, muito árduo com diversas matérias e com incalculáveis leis dos mais diversos segmentos.

É comum ouvir durante a graduação que o direito possui um leque de oportunidades.

O que para muitos parece ser um grande exagero, não é verdade?!

Exagero ou não, o direito é sim uma área com infinitas possibilidades, não se limitando apenas à advocacia.

Todavia, a maioria das pessoas que cursam direito já vem com o anseio de se tornar um advogado (a) não é mesmo?!

Ao se formar o bacharel em direito, muitas vezes se desespera e não sabe quais rumos tomar dentro da profissão, porém, prestam a OAB e logo se tornam advogados com registro ativo.

Mas e agora?

Advogar não é tão simples no começo, muitos buscam advogar em um escritório como terceirizado ou contratado.

E outros se arriscam a na advocacia abrindo os seus próprios escritórios!

Para quem pode e escolhe abrir o próprio escritório, os desafios são imensos e não digo isso, apenas, pelos custos e despesas. Também digo, pela questão de começar um negócio do zero.

A sua lista de clientes irá em muitos casos se resumir a conhecidos e familiares caso você não busque prospectar novos clientes. 

É muito importante que você, na qualidade de advogado, busque se especializar e fazer cursos de extensão. Isso não apenas enriquece o seu currículo, como também aumenta a sua interação com outros profissionais.

O famoso chamado network!

Mas será que apenas fazer network e alguns poucos lugares é o suficiente para ter uma carteira boa de clientes?

Será que o advogado deve ficar aguardando os clientes virem por indicação bater na sua porta?

Podia funcionar no passado, mas, isso não funciona mais hoje! No próximo tópico saiba por que e como virar esse jogo!

Clientes e a Nova Advocacia
Clientes e a Nova Advocacia
  1. INTERAGINDO COM O CLIENTE

Ficar sentado no seu escritório esperando que os clientes vão surgir é uma utopia infundada.

Ainda que você tenha uma carteira de clientes e que você faça cursos, palestras e tudo mais. Nos dias de hoje isso não é mais o suficiente! 

Fazer cartões com o seu nome e aguardar o cliente também é uma técnica ultrapassada que não traz muitos resultados. Menos ainda,  ostentar um escritório com um bela placa com as suas informações.

O mundo hoje é digital e com isso as pessoas passam mais de 80% do tempo nele, quase ninguém diante de dúvidas ou situações que necessitam de um advogado sai por aí caçando cartões ou vendo placas de escritórios de advocacia.

O advogado precisa acompanhar o seu cliente, mas o que eu quero dizer com isso?

Se as pessoas utilizam as redes sociais para estarem ON lá e verem todo tipo de conteúdo de forma indeterminada, deve o advogado pensar que lá é um bom nicho a ser explorado.

Mas, não…apenas as redes sociais, como, também a internet em si, como, site do escritório do advogado (a), sites com credibilidade como Jusbrasil, fóruns de direito e dúvidas sobre, entre outros.

O Google hoje é o maior mecanismo que temos à disposição no mundo todo! Logo se você advogado não trabalhar também com a internet ao seu favor, isso significa que você não existe!

Isso mesmo!

Ah, mas e a OAB

E a questão da publicidade e propaganda vedada e delimitada segundo diretrizes do código de ética da OAB?

Isso não é problema no marketing jurídico digital, você já ouviu falar? Não sabe o que é?

Então, vem comigo e não deixe de ler o próximo tópico! 

Marketing Jurídico
Marketing Jurídico
  1. MARKETING JURÍDICO E AS SUAS VANTAGENS 

Claro que é importante que o advogado se especialize e tenha um amplo e profundo conhecimento do direito e da área que ele atua, bem como, é importante que ele tenha experiência na área.

Porém, muitas vezes apenas isso não é o suficiente para que o seu escritório decole rumo ao crescimento. 

No tópico anterior, eu mencionei sobre o mundo digital e como as pessoas hoje em dia se relacionam de forma quase exclusiva pela internet.

E não é diferente quando o cliente precisa buscar um profissional do direito, ele vai fazer uma pesquisa no Google ou em redes sociais e os primeiros nomes que aparecerem lá serão os que ele irá analisar para contratar.

Como o advogado pode se destacar na internet?

O marketing jurídico é uma espécie de marketing exclusivo ao advogado, visto que o mesmo não pode razões da OAB competir com outros profissionais de outros ramos no que pese a divulgação dos seus serviços.

O marketing jurídico antes que você pense que é algo muito difícil ou perigoso não é nada do gênero. 

Tenha em mente que o marketing jurídico já está em nossa profissão embutido de forma natural e que só precisa de uma atenção especial. 

Dentro das regras da OAB, o marketing jurídico tem como finalidade destacar o advogado de acordo com o seu “know how”e mérito.

O que isso quer dizer?

Para que você tenha credibilidade e visibilidade, você precisa produzir conteúdos que demonstrem o seu conhecimento e experiência, essa entrega ao público passa segurança e necessidade.

Com conteúdos voltados para dor ou desejo do cliente, você poderá sanar dúvidas de possíveis clientes, demonstrando que você sabe o que está fazendo.

Atenção! O conteúdo deve estar de acordo com os ditames da OAB, sem frases comerciais, como: Entre em contato conosco para uma consulta/atendimento!

É preciso se utilizar do bom senso e da ética! 

Somente a produção de conteúdos para o meu site e redes sociais é possível me destacar entre meus colegas e conseguir mais clientes?

Ainda, não! 

Mas não desanime, também não é assim tão difícil, no próximo tópico vamos falar das técnicas utilizadas dentro do marketing jurídico que oportuniza que o seu conteúdo e visibilidade aumente! 

Confira!

Advocacia e o Marketing
Advocacia e o Marketing
  1. MARKETING DE DESTAQUE E DE ACORDO COM AS REGRAS DA OAB

Assim como no marketing comum, o marketing jurídico possui ferramentas para que o seu conteúdo e páginas sejam divulgados com destaque dentro do gigantesco mundo do Google.

Algumas destas ferramentas utilizam técnicas de SEO que seria Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca).

O SEO utiliza-se de técnicas de destaque dentro dos conteúdos, gerando maior autoridade, que levam a um melhor posicionamento nas páginas de um site, gerando o chamado tráfego orgânico.

Ao pesquisar por advogado trabalhista, o Google irá trazer alguns sites de advogados trabalhistas em suas primeiras páginas.

Os advogados que apareceram nesta pesquisa estarão lá aleatoriamente nas primeiras páginas?

A resposta é: não!

Há ferramentas e ações que fazem com que esses advogados aparecem primeiro na pesquisa no Google. Lembrando que tais ferramentas são para uso de marketing indireto.

Já que a OAB veta o marketing direto!

Mas, cabe destacar que a OAB aprovou o uso de marketing digital por advogados e escritórios em 17/06/2021 através do Provimento 205/2021

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas de investimento do advogado, através dele o advogado demonstra a sua autoridade em determinado segmento, por exemplo.

Outra ferramenta é o uso de plataformas do Google para auferir resultados dentro do site ou de uma determinada rede, por exemplo:

Medir quantos cliques teve determinado artigo no site, quais foram os dias com mais visualizações, qual tema foi mais pesquisado.

Com essas informações o advogado consegue produzir um conteúdo que irá atingir um determinado público e com isso pode aumentar as chances de uma conversão de clientes de forma indireta.

Entende que isso seria uma espécie de marketing de relacionamento?!

E que é algo natural em nossa profissão que apenas falta direcionar e aproveitar isso vendo como oportunidade?!

A grande prova que o marketing jurídico funciona é que você está lendo este conteúdo!

Outra ferramenta são as plataformas como Google ads, Google analystics que funcionam como medidores de conteúdo orgânico, vale a pena você buscar saber mais sobre elas!

É importante ter em mente que a advocacia irá mudar de acordo com as mudanças de nossa sociedade, então, além de você estar bem informado e atualizado é preciso também mudar as suas estratégias!

O principal objetivo do marketing jurídico é divulgar a marca do advogado ou de seu escritório, fidelizando clientes e parceiros aumentando a sua visibilidade na advocacia.

Fazer parte de canais jurídicos, podcasts, canais de youtube, IGTV, lives são ações que trazem resultados incríveis para você e o seu escritório!

Você ganha e a sociedade também!

Gere mais conexões com o seus clientes e futuros clientes e o seu escritório será visto e recomendado por mais pessoas!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)