logo-alessandro-liberato-branco

Blog

Vigilante o Que Você Precisa Saber Antes de Pedir a Sua Aposentadoria

Tem certeza que em algum momento você vigilante já pensou na sua aposentadoria, não é mesmo!?

Pensando nisso criamos, este conteúdo para que você entenda um pouco mais sobre a sua aposentadoria.

Aqui, você irá ler:

1. Vigilante: o Que Você Precisa Saber Antes de Se Aposentar

2. Quais Tipos de Aposentadoria Existem?

3. O Que é Aposentadoria Especial?

4. Quais são os Documentos Essenciais Para o Pedido de Aposentadoria no INSS?

5. A Importância de Conferir as Informações no CNIS

6. Como Saber Qual Aposentadoria mais Vantajosa ao Seu Caso?

Quanto mais próximo da aposentadoria, mais dúvidas as pessoas possuem, saiba mais aqui, vigilante… neste artigo!

  1. Vigilante: o Que Você Precisa Saber Antes de Se Aposentar

Vigilante o que você precisa saber antes de se aposentar, saiba aqui agora!

Muitos trabalhadores acreditam que apenas precisam completar o quesito da idade ou do tempo de contribuição e ir ao INSS e pronto, a aposentadoria dele estará resolvida.

Porém não é bem assim que funciona!

Existem muitos fatores que poderão determinar uma melhor aposentadoria ou não, vigilante …confira a seguir!

  1. Quais Tipos de Aposentadoria Existem?

A primeira coisa que você precisa saber é quais aposentadorias você possui direito, ou seja, quais aposentadorias você preenche os requisitos.

Existem inúmeras modalidades de aposentadorias, desde:

A profissão de vigilante é uma profissão que envolve periculosidade, ou seja, existem riscos à saúde do trabalhador em suas atividades.

Por isso é mais comum que esses trabalhadores busquem pela aposentadoria especial, sendo a mais vantajosa o seu caso na maioria das vezes.

A aposentadoria especial é destinada às atividades especiais que nada mais são atividades que possuem exposição à insalubridade ou periculosidade.

Vejamos um pouco mais a seguir.

  1. O Que é Aposentadoria Especial?

Conforme já mencionado, a aposentadoria especial destinada aos trabalhadores que estiveram expostos à insalubridade ou periculosidade em suas atividades laborais.

Atividade especial poderá ser classificada em exposição alta, média ou baixa.

Mas porque eu estou falando isso?

A classificação do risco da atividade também irá determinar o tempo de atividade especial a ser preenchida para obter a aposentadoria especial, inclusive cabe destacar que a aposentadoria especial também, a é conhecida como aposentadoria antecipada.

A atividade com alto risco precisará de 15 anos na atividade especial para solicitar a aposentadoria especial, a atividade média 20 anos e a atividade baixa 25 anos.

Para os vigilantes a atividade destes é considerada como baixa, em outras palavras, eles precisam preencher os 25 anos de atividade especial para obter aposentadoria especial.

Atenção!!!

O vigilante que já preenchia os requisitos de 25 anos em atividade especial até a data de 12/11/2019 não precisará preencher mais nenhum requisito para solicitar a aposentadoria especial.

Isso porque após essa data houve Reforma da Previdência que passou a ter vigência em 13/11/2019, na aposentadoria especial foi acrescentado mais um requisito o qual é a questão da idade mínima.

Ou seja, o segurado que já preenchia os requisitos antes da data da reforma poderá se aposentar com 25 anos de atividade especial apenas, entretanto, o segurado que não preenchia os 25 anos antes de 12/11/2019 precisará ter 60 anos de idade para solicitar a aposentadoria.

Com isso podemos entender que existem dois requisitos atualmente para solicitar a aposentadoria especial.

O requisito dos 25 anos de atividade especial e a idade mínima de 60 anos.

Você quer saber mais sobre a aposentadoria do vigilante?

Leia também: 06 Mitos e Verdades Sobre a Aposentadoria Especial do Vigilante

Aposentadoria do Vigilante
Aposentadoria do Vigilante
  1. Quais são os Documentos Essenciais Para o Pedido de Aposentadoria no INSS?

Seja qual for a modalidade de aposentadoria escolhida, todas elas exigem um rol de documentos a serem anexados no pedido do perante o INSS.

Afinal você precisa comprovar que preencheu os requisitos para determinada aposentadoria que está solicitando.

Para a aposentadoria especial, você precisará apresentar os seguintes documentos:

Basicamente, estes são os principais documentos para solicitar a aposentadoria especial e demais aposentadorias, com exceção da aposentadoria por invalidez, a qual o segurado precisará comprovar a incapacidade permanente e total.

  1. A Importância de Conferir as Informações no CNIS

É muito importante que ao pensar em se aposentar você confira as suas informações no extrato do CNIS, se estas estão corretas ou não.

Podemos dizer para você que este é um erro muito comum entre os trabalhadores, não conferir as informações no CNIS podem indeferir o seu pedido de aposentadoria.

O extrato do CNIS serve como base para o INSS calcular qualquer benefício a que você tenha direito, esses dados também são utilizados para a simulação de aposentadoria no meu INSS.

Acreditar que as suas informações estão 100% exatas no INSS é um erro muito comum que você precisa se prevenir.

Alguns exemplos básicos do que acontece são:

  • Contrato de trabalho que não consta no sistema; 
  • Erro em datas de admissão ou demissão; 
  • Diferença no valor do salários; 
  • Dados cadastrais errados;
  • Existência de mais de um CNIS
  • Vínculos antigos sem data de rescisão.

Se alguma dessas informações não consta no seu extrato do CNIS, ou ainda estiver incorreta isso pode afetar o seu tempo de contribuição como segurado e o cálculo do valor do seu benefício.

  1. Como Saber Qual Aposentadoria mais Vantajosa ao Seu Caso?

Conforme já mencionamos, você tem direito a escolher mais de uma modalidade de aposentadoria, caso preencha determinados requisitos para estas.

Digamos que você preencheu os requisitos para mais de uma aposentadoria, como escolher aposentadoria mais vantajosa ao seu caso? Você sabe me dizer?

Primeira coisa a ser analisada é saber quanto ao cálculo da aposentadoria, você precisará fazer um planejamento, para se identificar qual a aposentadoria pagará o melhor benefício a você.

O cálculo é uma análise que leva em consideração toda a vida contributiva do segurado, mês a mês, ano.

Esse procedimento vai muito além de levar apenas em consideração os dados do CNIS, ele auxilia o segurado a identificar qual será o melhor benefício ao seu caso.

Como uma simulação da aposentadoria, chamamos isso de planejamento previdenciário que ocorre antes de ingressar com pedido de aposentadoria, funciona como uma orientação prévia do seu benefício.

Para tanto orientamos que, você busque por ajuda de um advogado previdenciário para te orientar corretamente e realizar o cálculo com exatidão e conhecimento técnico.

Vigilante se esse conteúdo foi útil para você, confira os demais artigos que estão em nosso blog!

Conto com você em nosso próximo artigo!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)