logo-alessandro-liberato-branco

Blog

Aposentadoria do Jogador de Futebol

No próximo mês (novembro) teremos a copa do mundo e uma das dúvidas de muitas pessoas é como funciona a aposentadoria do jogador de futebol?

Qual tipo de aposentadoria e valor que o Neymar irá se aposentar?

Em clima de copa do mundo, trouxemos para vocês aqui tudo….sobre a aposentadoria do jogador do futebol!

Neste jogo, você irá assistir:

  1. O Jogador de Futebol Pode se Aposentar? 
  2. Como Funciona a Aposentadoria do Jogador de Futebol?
  3. Qual o Valor da Aposentadoria do Neymar?
  4. Com Quantos Anos o Neymar Pode se Aposentar?
  5. Quem Paga a Aposentadoria dos Jogadores?
  6. Aposentadoria Internacional dos Jogadores de Futebol
  7. Benefícios Que o INSS Paga aos Atletas
  8. Conclusão

Entenda melhor como os nossos jogadores de futebol que vão defender o nosso país na copa do mundo podem se aposentar!

Confira!

  1. O Jogador de Futebol Pode se Aposentar? 

Muitas pessoas não sabem sobre a aposentadoria dos jogadores de futebol, inclusive porque muitos clubes não contribuem para o INSS sendo o jogador considerado como um prestador de serviço. 

É possível buscar provas e conseguir aposentadoria de jogador de futebol no Brasil ou no exterior, em países com acordo previdenciário.

Muitas pessoas têm dúvidas se existe uma aposentadoria para jogador de futebol e a resposta é sim!

O jogador de futebol profissional, como os demais trabalhadores, possuem direito ao benefício de aposentadoria, uma vez que realizam uma atividade remunerada. 

Dessa forma, é possível contribuir para previdência para se tornar segurado e ter acesso a todos os benefícios do INSS.

  1. Como Funciona a Aposentadoria do Jogador de Futebol?

A aposentadoria do jogador de futebol será concedida (em regra) pelas regras comuns. 

Assim, não existe uma regra especial específica, então ele pode se encaixar na regra por idade ou por tempo de contribuição. 

Assim, ele deverá requerer o seu benefício de aposentadoria junto ao INSS, vez que o seu regime de trabalho, comumente, é o CLT. 

E o jogador que trabalhar em clubes do exterior, também pode ter outros benefícios pagos pelo país onde jogou.

Sendo que o ideal é compreender que quanto tempo de contribuição possui, se precisará comprovar que trabalhou por algum clube que não contribuiu como deveria e qual a idade atual. 

Assim vai ser mais fácil entender qual regra é a melhor para o seu caso para escolher a aposentadoria.

Os jogadores de futebol têm direito à aposentadoria comum, ou seja, a aposentadoria de jogador de futebol funciona do mesmo jeito que todos os demais trabalhadores com vínculo empregatício junto ao clube em que prestaram serviço. 

E o jogador que jogou fora do país com país que tenha acordo de previdência com o Brasil, pode ter direito a uma parte do benefício paga pelo outro país também!

Aposentadoria do Neymar
Aposentadoria do Neymar
  1. Qual o Valor da Aposentadoria do Neymar?

Está curioso né?

O valor da aposentadoria do jogador de futebol profissional seguirá a regra de cálculo assim como a de todos os demais trabalhadores. 

O que irá depender da regra que o jogador de futebol tiver direito no momento de pedir o seu benefício, será utilizado um cálculo diferente. 

Por exemplo:

Quem tiver direito adquirido poderá fazer o uso das regras antigas que considera a média de todas as contribuições desde 07/94 até a data de entrada da aposentadoria

Logo ele receberá 60% desta média, e ele pode ainda ter adicional de 2% a cada ano completado após 20 anos de contribuição para o homem e 15 anos de contribuição para a mulher.

Se ele não tiver direito adquirido ele irá usar regras após a reforma que descarta os 20% menores salários que você contribuiu desde 07/94. 

E com isso é feita a média dos 80% maiores salários que pode ser multiplicada pelo fator previdenciário.

  1. Com Quantos Anos o Neymar Pode se Aposentar?

Com qual idade um jogador pode se aposentar?

A idade da aposentadoria do jogador de futebol pode chegar a ocorrer a partir dos 54 anos de idade, para a mulher, e 57 para o homem, isso se eles iniciarem a sua atividade mais cedo.

O que significa que quanto mais tempo de trabalho o jogador de futebol tiver, mais jovem consegue se aposentar.

Para os jogadores que atuaram no exterior como o Neymar ele se quiser pode somar os períodos com o Brasil, a regra a se aplicar é a da idade, transição de idade ou a nova aposentadoria, que exigem:

Idade no direito adquirido: 15 anos de contribuição mais 65 anos de idade para o homem e 60 para a mulher até 12/11/2019.

Transição por idade: 15 anos de contribuição mais 65 anos de idade para o homem e 61 anos e 6 meses para a mulher em 2022 ou 62 anos para a mulher a partir de 2023.

Ou ainda, com as novas regras após a Reforma: 20 anos de contribuição e 65 de idade para homens. 15 anos de contribuição e 62 anos de idade para mulheres.

Aposentadoria Jogador Profissional de Futebol
  1. Quem Paga a Aposentadoria dos Jogadores?

Assim, como os demais trabalhadores, o jogador também terá o benefício pago pelo INSS

E para isso ele precisa contribuir por, no mínimo, 15 anos e quem deve contribuir é quem contrata o jogador, na maioria das vezes o próprio clube de futebol

Quando o jogador atua no exterior, em país com acordo de previdência internacional com o Brasil, uma parte da aposentadoria é paga pelo INSS e outra pela previdência estrangeira. 

A parte estrangeira será paga proporcional ao tempo trabalhado no exterior, muitas vezes isso é muito vantajoso, vez que muitos países possuem moeda valorizada e podem favorecer o jogador em razão do câmbio!

  1. Aposentadoria Internacional dos Jogadores de Futebol

O jogador de futebol profissional que atuou no exterior poderá aproveitar esse tempo de contribuição para requerer benefícios independentes para uma aposentadoria internacional

E para isso é preciso preencher os requisitos exigidos pelas legislações em cada um dos países. 

Ele pode aproveitar o tempo de contribuição no exterior para se aposentar no Brasil, desde que o esse país tenha acordo internacional de aposentadoria com o nosso país. 

É importante analisar quais as regras de utilização do tempo no exterior e em quais modalidades de aposentadoria poderá ser utilizado o tempo. 

Por exemplo: 

Neymar atuou na Espanha, Portugal e Itália, logo ele pode agrupar o tempo de contribuição entre os 03 países e requerer o benefício de aposentadoria com valores proporcionais ao tempo de atividade em cada um desses países. 

Como o jogador que jogou em mais de um país pode se aposentar? 

Para a aposentadoria do jogador que jogou em mais de um país é fundamental analisar se o país que o jogador de futebol foi atleta profissional possui acordo de previdência com o nosso país.

E com o acordo é possível aproveitar este período para preencher os requisitos necessários para a concessão do benefício no Brasil, assim como será possível aproveitar o tempo de contribuição no outro país.  

E o tempo de trabalho em nosso país será pago pelo INSS e o restante, pela previdência estrangeira.

O que significa que o benefício será proporcional ao tempo de contribuição em cada um dos países em que o atleta desenvolveu suas atividades.

E o jogador que atuou no exterior possui direito ao aproveitamento do tempo de contribuição para se aposentar no Brasil.

Porém, o jogador precisa continuar recolhendo a contribuição previdenciária para o INSS como segurado facultativo. 

Ele estará resguardado pela previdência social, ou seja, poderá pedir sua aposentadoria jogador de futebol por idade ou tempo de contribuição.

Copa do Mundo Jogadores INSS
Copa do Mundo Jogadores INSS
  1. Benefícios Que o INSS Paga aos Atletas

Os jogadores profissionais têm um vínculo trabalhista com a entidade desportiva (na maioria das vezes), assim, as suas carteiras são assinadas.

De forma que, ele deve contribuir para o INSS, assim como todos os trabalhadores da iniciativa privada.

Assim, ele também pode ter direito aos mesmos benefícios que os trabalhadores privados: 

Entendeu como funcionam os direitos dos jogadores de futebol frente à Previdência?!

  1. Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu tudo sobre a aposentadoria dos jogadores de futebol que vão e que já representaram o nosso país na copa do mundo

Aqui, você entendeu que, apesar de ter os mesmos requisitos para a concessão do benefício, a forma de comprovar a contribuição poderá ser feita de várias formas.

Aqui, você também descobriu que tem direito de levar o tempo como esportista, ou em períodos trabalhados no exterior, como a questão do tempo de contribuição para a sua aposentadoria.

Toda semana, o nosso Blog traz conteúdos sobre os mais diversos tipos de trabalhadores e sobre todas as mudanças na Previdência.

Então, continue nos acompanhando!

Vamos torcer pelo Brasil juntos na Copa do Mundo!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)