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06 Dicas Que Podem Salvar o Seu Pedido de Aposentadoria no INSS

A aposentadoria para muitas pessoas é algo complicado, porém, não é preciso ser um expert em aposentadoria para saber quais os documentos são precisos para ter mais chances na concessão desse benefício. 

Separamos 06 dicas para ajudar você a provar o seu direito ao benefício facilitando o seu caminho para o seu pedido de aposentadoria ser aceito.

Você irá ler neste post:

  1. APOSENTADORIA DOCUMENTOS IMPORTANTES
  2. ESPÉCIES DE APOSENTADORIAS
  3. DOCUMENTOS PARA CADA APOSENTADORIA
  4. EMPREGADOR FALIU COMO PROVAR A ATIVIDADE ESPECIAL
  5. PPP COM INFORMAÇÕES INCORRETAS
  6. DOCUMENTOS RASURADOS, EXTRAVIADOS OU SUSPEITO DE FRAUDE O QUE FAZER?
  7. A EMPRESA NEGOU A EMISSÃO DO PPP?
  8. CONCLUSÃO

A aposentadoria é uma recompensa ao trabalhador que dedicou anos da sua vida ao seu trabalho, por isso, vamos explicar 06 dicas infalíveis para aumentar as suas chances de conseguir o benefício perante o INSS

Vem conferir! 

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DICAS PARA AUMENTAR CHANCES PARA CONCESSÃO DA APOSENTADORIA
DICAS PARA AUMENTAR CHANCES PARA CONCESSÃO DA APOSENTADORIA
  1. APOSENTADORIA DOCUMENTOS IMPORTANTES

Ao solicitar a aposentadoria, o segurado deve entender alguns documentos que são fundamentais para o processo de solicitação do benefício.

É importante ressaltar que a orientação de um advogado especializado em direito previdenciário é fundamental para os pedidos de maior oportunidade.

Um advogado da Previdência Social analisará o histórico do trabalhador e os prazos de pagamento e indicará a documentação correta para o seu caso.

A documentação é muito importante e essencial para a concessão de benefícios, por isso estamos publicando este post, para ajudar você a conseguir a sonhada aposentadoria.

A primeira coisa a analisar é a questão dos empregados e carteiras de trabalho, por exemplo, um segurado sem carteira de trabalho ainda pode confirmar um vínculo para fins de aposentadoria.

O artigo 10 da Instrução Normativa n. 77/2015 versa sobre alguns documentos para isso, como:

  • Uniformes;
  • Extratos bancários;
  • Crachás;
  • Contrato de trabalho:
  • Extrato de FGTS, entre outros. 

As listas de testemunhas e os motivos administrativos são considerados documentos vulneráveis.

Por exemplo: o depoimento de pessoas que trabalhavam com o segurado contava as horas de trabalho.

O segurado ainda pode entrar com ação na Justiça do Trabalho para o reconhecimento do seu direito.

ESPÉCIES DE APOSENTADORIAS
ESPÉCIES DE APOSENTADORIAS
  1. ESPÉCIES DE APOSENTADORIAS

O segurado muitas vezes têm direito a diferentes modalidades de aposentadoria e para que você entenda melhor, vamos falar de cada uma delas. 

Tempo de Contribuição 

O segurado que já preenchia os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição antes da Reforma, este poderá se aposentar por essa modalidade.

Ou seja, eles têm direito adquirido, pois a Reforma acabou com essa modalidade para os que não têm direito adquirido.

Nesta aposentadoria, os homens devem ter 35 anos de contribuição e as mulheres devem ter 30 anos de contribuição.

Sendo preciso preencher esses requisitos como o mínimo de 240 contribuições que seria os 20 anos de contribuição junto ao INSS

Bem como, há a necessidade da idade mínima que para mulher seria de 62 anos e para o homem é 65 anos.

Aqui a aposentadoria precisa ter em suas atividades ou ambientes a exposição a agentes nocivos à saúde.

Atividades com exposição a agentes nocivos como:

  • Agentes químicos;
  • Agentes físicos;
  • Agentes biológicos.

A exposição a agentes nocivos à saúde é dividida em graus de exposição, como grave, médio e leve, o que pode determinar o tempo de atividade entre 25, 20 e 15 anos. 

A Reforma trouxe ainda o requisito da idade mínima de 60 anos.

Aposentadoria da Pessoa Com Deficiência 

A pessoa com deficiência precisa ter no mínimo 180 contribuições que seriam 15 anos perante ao INSS.

A deficiência precisa ser: leve, moderada ou grave. Com isso o segurado poderá pedir a aposentadoria com 33 anos e mulheres com 28 anos.

A deficiência moderada os homens com 29 anos e mulheres com 24 anos, por fim, quanto a deficiência grave os homens com 25 anos e mulheres com 20 anos.

Aposentadoria por Invalidez ou Incapacidade 

Essa aposentadoria tem novo nome: aposentadoria por incapacidade permanente, ela é destinada a pessoas que tenham declarado e comprovada a incapacidade total e permanente.

E quando não for uma incapacidade total e permanente, o segurado tem direito a outro benefício por incapacidade como o auxílio – doença.  

DOCUMENTOS PEDIDOS DE APOSENTADORIA
DOCUMENTOS PEDIDOS DE APOSENTADORIA
  1. DOCUMENTOS PARA CADA APOSENTADORIA

Para pedir qualquer aposentadoria é preciso que o pedido siga com alguns documentos que quando negligenciados poderão levar a uma negativa da aposentadoria.

Vejamos os documentos para cada modalidade a seguir.

Aposentadoria por idade urbana

  • CPF e RG;
  • Comprovante de Residência atualizado;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteiras de Trabalho;
  • Carnês de Contribuição;
  • PIS/PASEP e NIT;
  • Certidão de Tempo de Contribuição;

Aposentadoria rural por idade 

  • Contrato de arrendamento;
  • Parceria, meação ou comodato rural;
  • Comprovante de cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA);
  • Bloco de notas do produtor rural;
  • Notas fiscais de entrada de mercadorias;
  • Comprovantes de recolhimento ou renda;
  • Comprovantes de contribuição à Previdência Social;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Comprovante de pagamento de impostos rurais;
  • Certidão fornecida pela FUNAI;
  • Declaração de Aptidão do PRONAF (DAP);
  • Formulários de Autodeclaração.

Aposentadoria Por Idade Híbrida

Aqui os documentos precisam ser todos aqueles documentos que comprovem a idade urbana e os que comprovam a idade rural. 

Aposentadoria por Incapacidade Permanente

  • Laudos médicos;
  • Atestados;
  • Exames;
  • Receituários.

É claro que além dos documentos de identificação é preciso documentos que descrevam e comprovem a incapacidade permanente do segurado.

Aposentadoria Especial

  • PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • LTCAT: Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho ;
  • DIRBEN 8030, SB-40, DISES BE 5235, DSS 8030;
  • Certificados de cursos;
  • Laudos de insalubridade em reclamatórias trabalhistas;
  • Laudos médicos;
  • Atestados;
  • Declarações médicas;
  • Exames;
  • Receituários.

Esses são os principais documentos a serem anexados no pedido do benefício.

  1. EMPREGADOR FALIU COMO PROVAR A ATIVIDADE ESPECIAL

O PPP é essencial no pedido, para que o segurado possa provar o seu período especial, a sua emissão é um direito do segurado sendo assim é uma obrigação do empregador. 

Em alguns casos a empresa faliu, e aí? Como você pode comprovar o tempo especial?

É comum que diante da falência da empresa ex- empregadora, as pessoas acreditem que não será possível em tal condição conseguir algumas documentações. 

Neste caso, ao saber da falência do ex- empregador, o segurado deve buscar pelos documentos através do síndico da massa falida.

Procurando pelo responsável ou administrador dos bens e direitos da empresa em falência. 

Uma forma de fazer isso é pela CNPJ do ex- empregador, ou ainda, pesquisar no processo de falência o sindicato da categoria, podendo também fazer pesquisa na junta comercial, pois deve haver uma modificação contratual.

PPP E OUTROS DOCUMENTOS
PPP E OUTROS DOCUMENTOS
  1. PPP COM INFORMAÇÕES INCORRETAS

É comum que o PPP venha com informações equivocadas, o que pode ser muito prejudicial ao pedido do segurado.

O PPP é um dos documentos mais importante perante o INSS, pois nele há diversas informações relativas às atividades do trabalhador como a exposição a agentes nocivos. 

É comum que este documento esteja em desacordo com a legislação, vez que o preenchimento deve ser feito de acordo com a exigência do INSS e muitos não estão.

O que o segurado pode fazer ao identificar erros no PPP?

Quando for um erro administrativo, o segurado deverá entrar em contato com o RH da empresa para que seja feita a correção do documento. 

Se os erros forem ligados ao agente nocivo pode haver uma dificuldade maior para a empresa retificar. 

Uma ação correta é confeccionar uma notificação extrajudicial ao empregador para que ele emita o documento corretamente, não se esqueça que o PPP é um direito do trabalhador!

E se mesmo assim não for viável a obtenção do documento, o segurado tem o direito de propor ação judicial pedindo pela retificação do PPP. 

Quando a empresa não existir mais, será possível fazer uma perícia por similaridade em empresas com as mesmas atividades. 

Sabe aquele colega de trabalho que dividia as mesmas funções do segurado?

E se ele tiver o PPP dentro das normas, pode ser utilizado como documentação por similaridade.

TENHA DOCUMENTOS CORRETOS PARA APOSENTADORIA
TENHA DOCUMENTOS CORRETOS PARA APOSENTADORIA
  1. DOCUMENTOS RASURADOS, EXTRAVIADOS OU SUSPEITO DE FRAUDE O QUE FAZER?

Os documentos são base do pedido e são muito importantes para a aposentadoria e caso algum deles tenha sido extraviado, rasurado ou tenha uma suspeita de fraude, o que o segurado pode fazer?

O documento que for extraviado, rasurado, ou suspeito de fraude poderá ser substituído por outros documentos que comprovem o vínculo, remuneração, tipo de atividade, entre outras informações. 

São documentos que podem ajudar no seu pedido:

  • Livro de registro;
  • Extrato analítico do FGTS;
  • Contrato de trabalho;
  • Termo de rescisão;
  • Contracheques entre outros.

A análise é fundamental para que o segurado saiba qual será o melhor documento para provar o direito ao benefício. 

  1. A EMPRESA NEGOU A EMISSÃO DO PPP?

A empresa que trabalhei pode negar a emissão do PPP?

Não! Ela não pode!

O segurado tem direito a emissão de acordo com o a Instrução Normativa n 128/2022, bem como, versa o artigo 68 do Decreto 3.048  o qual determina que a empresa tem o prazo de até 30 dias para disponibilizar o documento.

E no caso da notificação extrajudicial, ela deverá ser enviada por AR para futuramente comprovar a negligência da empresa ao não disponibilizar o documento em eventual ação judicial.

DICAS PARA AJUDAR NO SEU PEDIDO DE APOSENTADORIA
DICAS PARA AJUDAR NO SEU PEDIDO DE APOSENTADORIA
  1. CONCLUSÃO

Viu como ficou mais fácil com essas 06 dicas infalíveis você ter mais chances no seu pedido de aposentadoria, indiferente do tipo de aposentadoria escolhida!

Aqui, explicamos e orientamos quanto aos documentos que são exigidos para a concessão do benefício.

Você está pensando em se aposentar?

Então, você precisa se atentar à sua documentação que irá seguir no seu pedido de aposentadoria, pois, será ela que irá provar o seu direito e é ela que irá decidir se você irá ter ou não a concessão. 

Neste post, vimos que a aposentadoria precisa ser comprovada e que há meios para isso! 

Boa sorte no seu pedido!

E se você ainda tem dúvidas sobre os documentos a serem utilizados no pedido de aposentadoria, comente aqui conosco!

E não deixe de acompanhar os nossos conteúdos…fique por dentro do universo do direito previdenciário.

Até mais!

Alessandro Liberato, advogado formado na Unoeste, advogado de aposentadoria e benefícios do INSS e benefícios assistenciais, especialista pela Universidade Legale em previdência assistência social. Vice-presidente da Comissão Estadual de Direito Previdenciário (2019- 2021)